4TEX - Software de Gestão de Produção
É um Sistema de Gestão Integrada para Industria de Tinturaria e Acabamentos Têxteis. Permite optimizar processos e recursos, rastreabilizar a produção, assegurar os padrões de Qualidade, e manter os custos de produção controlados.
As áreas de intervenção do 4TEX vão desde a Encomenda do Cliente até á entrega do trabalho executado:
As áreas de intervenção do 4TEX vão desde a Encomenda do Cliente até á entrega do trabalho executado:
|
Em quase todas as Tinturarias / Acabamentos existem sub-sistemas ou equipamentos específicos para determinada fase do processo produtivo que não só necessitam de ser “alimentados” com informação destinada ao seu processamento especifico mas também tratam e recolhem informação crucial para o sistema integrado. Assim o 4TEX pode ser interligado com:
- Sistemas de Centralização de Comando de Máquinas de Tingimento e Acabamento
- Sistemas de Doseamento de Produtos
- Sistemas Automáticos de Pesagem, Armazenamento e Embalagem
- Sistemas Administrativos e ERP
Funcionalidades e Benefícios:
Gestão de Armazens (Malha, Peça, Fio, etc) - Módulo destinado á Gestão de stocks de Artigos em Bruto e Artigos Acabados.
Gestão de Produção
Administrativo – Quando Integrado no Sistema Administrativo da Empresa transfere automaticamente os dados destinados à Facturação.
Comercial – Este modulo possibilita a criação de vários tipos de tabelas de preços e orçamentação de trabalhos por especificação do cliente, tipo de processo, cor e quantidade de modo a obter uma estimativa dos custos envolvidos, dos valores facturáveis e respectivas margens de venda.
Gestão de compras - Módulo destinado a gerir os stocks de produtos quimicos, corantes, materiais de suporte (tubos, cones, etiquetas, etc.) e artigos. Permite enviar os pedidos de compra aos fornecedores e controlar a situação das entregas relativamente a prazos, quantidades e preços de compra.
Gestão de Receitas - Permite associar uma cor estudada / testada em laboratório e aprovada pelo cliente a um determinado processo de produção introduzindo as modificações necessárias para a sua realização na tinturaria.
Funcionalidades de Gestão - Este Módulo destina-se a fornecer aos Directores Fabris e Gestores, todas as informações relevantes, por Cliente, tipo de Artigo e intervalo de tempo.
Pesagem Assistida por computador - Esta aplicação tem como finalidade apoiar o Operador e evitar erros de Pesagem.
Gestão de Bases de Dados - Para introdução de novos dados, alteração de dados existentes, eliminação de dados obsoletos e criação de listagens de dados base
Gestão de Utilizadores - Para a criação de novos utilizadores do sistema, alteração de utilizadores existentes, atribuição de permissões de acesso ao sistema e configuração de localização dos dados.
Parâmetros do Sistema - Para a definição dos parâmetros base do sistema e unidades, permitindo a activação/desactivação das opções do sistema e modo de gestão de stocks de produtos
Permissões/Acessos - Para definição das permissões de acesso aos componentes do sistema, organizado por níveis de acesso de 1 a 99 que serão atribuídos a cada utilizador.
Multilingua - Permite que cada utilizador possa utilizar o programa na sua lingua materna (português, inglês,etc) e permite ainda alterar todos os textos dos programas para os adequar á “linguagem” mais utilizada pelos operadores
Gestão de Produção
- Encomendas/Ordens de Serviço - As Ordens de Serviço são a base de todo o sistema integrado. Aquando da recepção de um pedido de Orçamento / Encomenda são introduzidos os seguintes dados e parâmetros: Prazo de entrega; Código de Côr; Prioridade; Artigos e quantidades requeridas; Circuitos de produção a utilizar (Processos) para cada artigo; Cadernos de encargos com as especificações do Cliente
- Planeamento/Programação - Este Módulo destina-se ao planeamento do complexo processo de produção em Tinturaria-Acabamentos e é uma ferramenta imprescindível para:
- O Sector Comercial da Empresa – com a informação indispensável para a definição de prazos de entrega aos Clientes
- O Responsável da Produção - para determinação de cargas de Máquina e ajustes de modo ao cumprimento efectivos dos prazos de entrega requeridos .
- Partidas - Este modulo permite definir para cada encomenda de fabrico, ou grupo de encomendas:
- Uma determinada receita de modo a serem calculadas as necessidades de produtos químicos (permitindo uma reserva temporária dos produtos necessários do respectivo stock)
- Os parâmetros específicos do Processo / Máquina para comunicação aos Sistemas de Controlo de Processo (Centralização de Tinturarias e Acabamentos)
- Comunicação bidireccional com os sistemas de doseamento automático e/ou Sistemas de Controlo de Pesagem as quantidades de produtos necessárias ao processamento.
- Seguimento de Lotes - É o Módulo de recolha de dados de Produção. Baseia-se na informação recolhida em tempo real por terminais tácteis de dados e leitura de códigos de barras, permite conhecer o status exacto da evolução do processamento de cada Lote no decorrer do Processo produtivo.
Administrativo – Quando Integrado no Sistema Administrativo da Empresa transfere automaticamente os dados destinados à Facturação.
Comercial – Este modulo possibilita a criação de vários tipos de tabelas de preços e orçamentação de trabalhos por especificação do cliente, tipo de processo, cor e quantidade de modo a obter uma estimativa dos custos envolvidos, dos valores facturáveis e respectivas margens de venda.
Gestão de compras - Módulo destinado a gerir os stocks de produtos quimicos, corantes, materiais de suporte (tubos, cones, etiquetas, etc.) e artigos. Permite enviar os pedidos de compra aos fornecedores e controlar a situação das entregas relativamente a prazos, quantidades e preços de compra.
Gestão de Receitas - Permite associar uma cor estudada / testada em laboratório e aprovada pelo cliente a um determinado processo de produção introduzindo as modificações necessárias para a sua realização na tinturaria.
Funcionalidades de Gestão - Este Módulo destina-se a fornecer aos Directores Fabris e Gestores, todas as informações relevantes, por Cliente, tipo de Artigo e intervalo de tempo.
Pesagem Assistida por computador - Esta aplicação tem como finalidade apoiar o Operador e evitar erros de Pesagem.
Gestão de Bases de Dados - Para introdução de novos dados, alteração de dados existentes, eliminação de dados obsoletos e criação de listagens de dados base
Gestão de Utilizadores - Para a criação de novos utilizadores do sistema, alteração de utilizadores existentes, atribuição de permissões de acesso ao sistema e configuração de localização dos dados.
Parâmetros do Sistema - Para a definição dos parâmetros base do sistema e unidades, permitindo a activação/desactivação das opções do sistema e modo de gestão de stocks de produtos
Permissões/Acessos - Para definição das permissões de acesso aos componentes do sistema, organizado por níveis de acesso de 1 a 99 que serão atribuídos a cada utilizador.
Multilingua - Permite que cada utilizador possa utilizar o programa na sua lingua materna (português, inglês,etc) e permite ainda alterar todos os textos dos programas para os adequar á “linguagem” mais utilizada pelos operadores
4TEX Lab
Sistema de Gestão Global para Laboratórios Têxteis que permite o controlo integral de todos os trabalhos solicitados/realizados no Laboratório, quer estes sejam o estudo de novos cartazes de cores, o estudo de processos de acabamento ou a valoração de testes Fisico-Quimicos. Com este sistema integrado é possível analisar tempos de resposta a clientes, consultar histórico de aprovações / reprovações pelos clientes, numero de trabalhos/ensaios realizados (com os respectivos custos) num periodo de tempo, por operador, por cliente, etc.
Assim e de um modo geral este sistema, mantendo um registo informático de todo o trabalho realizado, permite não só uma consulta fácil e rápida do ponto de situação de qualquer trabalho realizado/em curso , mas também avaliar por vários indicadores a performance do Laboratório e a respectiva “carga de trabalho” em qualquer momento.
Funcionalidades e Benefícios:
Assim e de um modo geral este sistema, mantendo um registo informático de todo o trabalho realizado, permite não só uma consulta fácil e rápida do ponto de situação de qualquer trabalho realizado/em curso , mas também avaliar por vários indicadores a performance do Laboratório e a respectiva “carga de trabalho” em qualquer momento.
Funcionalidades e Benefícios:
- Controlar e Gerir todo o trabalho do Laboratório
- Calcular os custos e produtividade do Laboratório
- Calcular a rentabilidade de cada um dos seus Clientes
- Manter e emitir os Certificados de Qualidade para os seus Clientes